Profecias - A Estátua de Nabucodonosor

Você acredita em profecias?
No livro de Daniel, temos uma incrível profecia pouco conhecida pela maioria dos brasileiros, que pouco lêem a bíblia, e que só lembram de Daniel quando ele foi jogado na jaula dos leões.




Porém, a profecia de Daniel sobre a estátua do sonho do rei da Babilônia, Nabucodonosor, nos mostra como é fantástico o poder de Deus, mostrando-nos através dos tempos que ele está no controle de tudo.
Conforme na imagem ao lado, Daniel interpretou a estátua do sonho do rei da Babilônia, como sendo quatro reinos, cada qual com o seu valor ligado ao metal da estátua. A cabeça de ouro seria o reino da Babilônia, o peito de prata (inferior à Babilônia) a Pérsia, o ventre e coxas de bronze (inferior à Pérsia) a Grécia, as pernas de ferro o Império Romano e por fim os pés de barro e ferro, que é a divisão do Império Romano, assim como vemos a Europa hoje, que já tentou se unir novamente, através de alianças matrimoniais, mas não conseguiram se unificarem, assim como Daniel já havia predito:

"Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro".

(Daniel 2.43)


A profecia de Daniel, relacionando os elementos da estátua ao reino da Babilônia e outros reinos que a sucederiam: Pérsia, Grécia e Roma, torna-se ainda mais incrível quando voltamos para o livro de Isaías, onde ele já relatava, 150 anos antes, quem seria o persa que derrotaria a Babilônia e como o faria:

"Que digo à profundeza: Seca-te, e eu secarei os teus rios. Que digo a Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado".

"Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas"

(Isaías 44.27,28 / 45.01)

Para quem não sabe, 150 anos depois dessa profecia um persa chamado Ciro, com um exército menor que o da Babilônia, sitiou a cidade, que era abastecida por um rio, então Ciro desviou o curso do rio e ao anoitecer, com o rio seco, o exército de Ciro marchou pela passagem sob os muros de Babilônia e a tomou, confirmando a profecia de Daniel, que havia dito a Nabucodonosor que um reino menor que o dele o sucederia e também cumpriu-se a profecia de Isaías que já anunciava a vitória de Ciro a aproximadamente 150 anos antes.




O relato da conquista da Babilônia por Ciro é provado através da arqueologia, que encontrou o cilindro de Ciro, onde está relatado o evento.

O cilindro de Ciro é um objeto de barro e está, atualmente, exposto no museu Britânico, em Londres. Para ter mais informações sobre o cilindro, pesquise sobre o mesmo no site: wikipédia.

"Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá. Quem dentre vós é, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá e edifique a Casa do Senhor, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém"


(Esdras 1.2,3)

Ciro permitiu que o povo de Israel voltasse para a cidade de Jerusalém afim de reconstruírem o seu templo, liderados por Zorobabel e Josué.

O poder de Deus ainda pode ter quem duvida, mas nunca existirá quem prove o contrário.

Deus seja louvado!

Assita ao estudo feito sobre o livro de Daniel, pelo pastor Mark Finley, pois é um dos melhores que já encontrei em vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=wqDua9gKX4Q

1 comentários:

Wellington disse...

Muito legal este estudo e o video ajuda bastante a compreenção desta profecia, super interessante!